A quimioterapia utiliza medicações com efeito tóxico direto nas células do câncer. O mecanismo da destruição celular varia conforme a classe da medicação utilizada.
Algumas drogas interferem no ciclo de multiplicação das células e outras agem através da desestabilização da membrana que envolve as células do câncer.
Como todas as drogas quimioterápicas, possuem efeitos tóxicos em células de tecidos normais. É por essa razão que o perfil de efeitos colaterais relacionados à quimioterapia pode se relacionar a alterações em diversos órgãos do corpo.
As drogas Docetaxel e Cabazitaxel são as principais ferramentas utilizadas para tratar homens com câncer de próstata em estágio de que já não respondem aos bloqueadores hormonais descritos aqui.
Essas drogas têm a capacidade de aumentar a sobrevivência, retardar o início de sintomas da doença avançada, diminuem a velocidade de crescimento do câncer e diminuem os níveis de PSA. Contudo, essas medicações não conseguem erradicar o completo todas as células do câncer de próstata.
Essas drogas são administradas na corrente sanguínea e não há a necessidade de uma internação hospitalar para sua aplicação. Dizemos que um ciclo ocorreu após um período de administração da droga seguida de um repouso sem a medicação, para que seu corpo tenha tempo de se recuperar de forma adequada.
Importante que você questione seu médico a respeito de qual a programação e o número de ciclos que você receberá durante o tratamento.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem: fadiga, fraqueza, tontura, formigamento nos dedos (conhecido como neuropatia), inflamação da mucosa da boca (estomatite), diarreia, contagem baixa de neutrófilos no sangue e mal estar geral.
Classicamente, a quimioterapia só era empregada após a falha das medicações bloqueadores de hormônios. Porém, estudos recentes têm demonstrado o benefício da quimioterapia juntamente com o uso de bloqueadores hormonais em fases iniciais no tratamento de homens com doença em estágio de .
A combinação de tratamentos quando iniciada no momento correto pode melhorar seus sintomas, assim como manter a doença sob controle e aumentar a sobrevivência de homens portadores de formas avançadas do câncer de próstata.