Guia de tratamento inicial

Opções de tratamento adjuvante

"Toda vez que o câncer de próstata localizado é tratado com a intenção curativa através da remoção da próstata com cirurgia ou da administração de radioterapia, Pode ser necessário a complementação do tratamento com formas de Terapias ditas adjuvantes. Isso ocorre toda vez que o risco de recorrência da doença é considerado elevado".

Toda vez que o câncer de próstata localizado é tratado com a intenção curativa através da remoção da próstata com cirurgia ou da administração de radioterapia, Pode ser necessário a complementação do tratamento com formas de Terapias ditas adjuvantes. Isso ocorre toda vez que o risco de recorrência da doença é considerado elevado.

No caso da cirurgia, quando o câncer é removido e a avaliação do tecido revela a possibilidade de focos microscópicos residuais ou mesmo o comprometimento de gânglios ao redor da próstata, a complementação do tratamento com a aplicação da radioterapia e bloqueadores de testosterona pode estar indicada.

Conceito de adjuvância só tem sentido quando os níveis de PSA se encontram abaixo de 0,2 ng/dl. Quando se encontram acima deste valor após a cirurgia, dizemos que o tratamento é do tipo resgate.

Nesse caso a radioterapia também pode ser associada a utilização de bloqueadores hormonais.

As condições que guiam e indicam o tratamento adjuvante ou de resgate após a cirurgia são os que seguem:

  • Imagens positivas comprometidas pelo câncer.
  • Câncer que compromete os limites da próstata e invadiu tecidos ao redor
  • Comprometimento e invasão das vesículas seminais
  • Níveis detectáveis PSA no pós-operatório > 0,2 ng/dl

Revisão

  • Homens com câncer de próstata de muito baixo risco podem não iniciar o tratamento após o diagnóstico, sendo incluídos em um protocolo conhecido como . Caso optem pelo tratamento, a cirurgia ou radioterapia são as principais opções.
  • Para homens com câncer de próstata a simples observação sem tratamento pode ser uma opção se você tem uma expectativa de vida menor que 10 anos. Se você tem uma expectativa de vida maior que 10 anos, o tratamento com cirurgia, radioterapia ou são as .
  • Homens com câncer de próstata de alto risco e muito alto risco podem ser tratados com radioterapia ou mesmo cirurgia. Em situações especiais, o uso contínuo de bloqueadores hormonais e quimioterapia pode ser adicionado à radioterapia. Entretanto essa associação ainda é tida como experimental.
  • Pacientes com câncer de próstata de risco intermediário tratados com radioterapia devem receber bloqueadores hormonais por 6 meses a 1 ano.
  • Pacientes com câncer de próstata de alto risco tratados com radioterapia devem receber bloqueadores hormonais por 2 a 3 anos.
  • No caso de doença metastática, a utilização de bloqueadores hormonais é a primeira linha de tratamento. Nos casos de falha ao bloqueio hormonal e com evidência de a quimioterapia deve ser associada.