Estratégia de tratamento

Estudos investigacionais

Criocirurgia como tratamento inicial

A crioterapia é uma opção de tratamento após a falha no controle do câncer em homens que receberam radioterapia de início. Até o momento não é recomendada como terapia Inicial. Mais estudos clínicos são necessários para comparar os resultados da crioterapia com os da prostatectomia e da radioterapia.

HIFU (High Intensity Focused Ultrasound)

O HIFU é um dispositivo que utiliza ondas de ultrassom de alta intensidade focalizadas em um determinado ponto da próstata. Funciona através da elevação da temperatura no alvo, levando à destruição das células do câncer e tecido benigno.

Inicialmente desenvolvida na França, já vem sendo utilizada na Europa desde a década de 90 e vem ganhando espaço no arsenal de tratamento da doença localizada nos últimos anos.

Representa um procedimento minimamente invasivo, feito sobre internação hospitalar e raqui anestesia, sem a necessidade de incisões.

O equipamento de ultrassom de alta energia é introduzido através do ânus e posicionado no reto.

Através da geração de imagens da próstata em tempo real o cirurgião é capaz de estabelecer um plano de tratamento para a destruição completa ou focal da glândula.

Teve sua aprovação liberada nos Estados Unidos em 2016 como um dispositivo capaz de destruir com eficiência o tecido prostático.

Estudos na literatura médica mostram resultados de cura do câncer animadores, porém ainda inferiores aos obtidos com a cirurgia e a radioterapia. Tem a vantagem de oferecer uma opção de tratamento pouco invasiva, sem cortes e sem sangramento aos homens com câncer de próstata localizado ou recorrente, que possuem um elevado risco de serem submetidos a uma cirurgia convencional ou possuem alguma contra-indicação à utilização de bloqueadores de testosterona.

Até o momento sua principal aplicação se dá nos casos de recorrência da doença em homens que foram tratados inicialmente com radioterapia, onde o risco de uma cirurgia de resgate é muito elevado.

O constante melhoramento dos exames de imagem para a determinação precisa dos focos de doença no interior da próstata pode colocar o HIFU como opção viável e com resultados semelhantes aos obtidos com a cirurgia ou radioterapia no tratamento inicial do câncer de próstata localizado.

No Brasil a tecnologia já está disponível em São Paulo e Curitiba.

Para saber mais sobre esse tema, clique aqui

Terapia-alvo Vascular Fotodinâmica ( VTP - Vascular-targeted Photodynamic)

Tratamento que destrói os vasos sanguíneos no interior dos tumores de próstata. Consiste em uma medicação injetada inicialmente na circulação sanguínea.

Após essa etapa, a droga é ativada por uma luz aplicada diretamente na próstata. A luz é emitida através de uma fibra de laser posicionada com uma microcâmera através da uretra.

Até o momento seus resultados não foram comparados com as formas de tratamento padrão e dessa forma é considerado um tratamento experimental.

Resumo

  • A prostatectomia radical remove a próstata e as vesículas seminais. Pode ser feita através das técnicas: aberta, perineal, laparoscópica ou robótica.
  • A linfadenectomia remove os gânglios ao redor da próstata e só é feita quando há elevada probabilidade de encontrarmos doença fora da próstata.
  • A radiação emitida através de um equipamento ou de partículas implantadas no interior da próstata destrói as células do câncer e é uma opção de tratamento pouco invasivo.
  • A crioterapia destrói as células do câncer através do congelamento e aquecimento do tecido.
  • A terapia de bloqueio hormonal impede o crescimento das células do câncer através da diminuição da ação da testosterona. Imunoterapia injeta células de defesa ativadas, capazes de reconhecer e destruir as células do câncer de próstata.
  • A quimioterapia impede que as células do câncer de próstata completem seu ciclo de multiplicação, favorecendo o controle da doença. A cura do câncer não é obtida com esse tratamento. Apenas um controle