O desenvolvimento de novas drogas e a comparação dos tipos de tratamentos já disponíveis são feitos através de estudos controlados e supervisionados em centros acadêmicos.
Em situações onde os tratamentos convencionais não mostram respostas seu médico pode orientá-lo sobre os estudos clínicos e novas possibilidades de tratamentos ainda em andamento.
É importante deixar claro que estar incluído em um estudo clínico não significa que não há mais . Esse tipo de investigação pode ser feito em qualquer estágio de apresentação da doença, desde a fase inicial e localizada até estados terminais.
A forma de investigação através de estudos científicos é a maneira mais segura e eficiente de descobrir novas formas de tratamentos efetivos.
As vantagens de estar incluído em um estudo clínico são as seguintes:
- Ter acesso ao que há de mais moderno no tratamento da doença
- Receber uma atenção integrada e minuciosa de uma equipe multidisciplinar
- Ter os resultados de seu tratamento avaliados por especialistas do mundo inteiro.
Possibilita ajudar muitas pessoas no futuro através do desenvolvimento de novas formas de tratamento.
Importante ressaltar que estudos clínicos também podem oferecer riscos. Como qualquer teste o tratamento pode trazer efeitos colaterais inesperados, além da possibilidade de não adicionar qualquer benefício ao seu tratamento.
Uma outra desvantagem é que você precisará preencher uma série de formulários e documentações legais, além de necessitar retornar ao hospital ou clínica com maior frequência do que o habitual para avaliações e testes. Para saber mais sobre estudos clínicos em andamento, pergunte a equipe médica responsável pelo seu caso.