A criocirurgia ou terapia a frio, é um método que utiliza o resfriamento do tecido prostático à temperaturas negativas, seguidas de dois ciclos de aquecimento e resfriamento rápido.
Esse método leva à uma destruição das células do câncer de próstata e do tecido normal, através da ruptura da membrana que envolve as células.
O procedimento é feito sob internação hospitalar. Você será submetido à uma raquianestesia e uma sedação. O médico implantará agulhas Introduzidas através da pele do períneo, que sao acopladas à um equipamento de resfriamento do tecido prostático.
O posicionamento adequado das agulhas é auxiliado por um equipamento de ultrassom em tempo real, introduzido através do ânus. Além disso, uma sonda siliconada é introduzida através da uretra, por onde um líquido aquecido a 36ºc mantém estável a temperatura no interior da uretra e evita com que o frio provoque danos permanentes.
O procedimento dura cerca de 2 horas e você receberá alta no dia seguinte utilizando uma sonda siliconada na uretra. A sonda é retirada em 7 dias e você fará uso de antibióticos nesse período.
O procedimento é considerado pouco invasivo e uma alternativa à cirurgia aos pacientes que não toleram ser submetidos à anestesia geral.
Tem como desvantagem os elevados custos em nosso país, assim como resultados de cura inferiores aos obtidos com os métodos de cirurgia ou radioterapia tradicionais.
No Brasil e no mundo, tem como principal indicação o tratamento de resgate nos casos em que o câncer voltou à atividade após o tratamento Inicial com radioterapia.