A próstata é uma glândula em formato de uma noz com aproximadamente 30g. Se localiza logo abaixo da bexiga e repousa logo à frente da porção final do intestino grosso - o reto. Serve como uma espécie de conector de passagem tanto da urina quanto para o sêmen. Tem a função de produzir um líquido seminal, que nutre e adiciona fluidez aos espermatozoides.
Conectados à próstata e logo atrás da bexiga, encontramos duas vesículas para armazenamento do sêmen - conhecidas como vesículas seminais. Essas estruturas também são responsáveis pela produção de parte do líquido que nutre os espermatozóides, facilita sua motilidade, assim como os protege do PH ácido vaginal.
A testosterona faz com que a próstata aumente de volume lentamente na maioria dos homens. Ao atingir grandes proporções pode causar problemas para urinar e mesmo desenvolver câncer em seu interior.
Mas é importante deixar claro que o volume da próstata não se correlaciona diretamente com a chance de desenvolver um câncer.
A próstata se correlaciona com duas estruturas muito nobres, que são: os nervos que conduzem os estímulos da ereção, assim como o músculo responsável pelo controle da continência urinária.
O comprometimento dessas estruturas nobres, seja pela doença ou mesmo por sequelas relacionadas aos tratamentos, pode levar à danos permanentes à continência urinária e a potência sexual.
Com o melhoramento das técnicas de precoce e a revolução de métodos terapêuticos, como a cirurgia minimamente invasiva e novas técnicas de radioterapia, houve uma diminuição nos índices de sequelas nas últimas décadas.
